A Secretaria de Saúde lança amanhã (12/4) o Programa Municipal de Reciclagem, envolvendo desde catadores até agricultores, que poderão aproveitar resíduos orgânicos para compostagem. Participam do evento que começa às 13h30min, na prefeitura, grupos organizados da cidade. O projeto, intitulado Coleta Seletiva, Preservando a Natureza com Desenvolvimento Social e Econômico, tem o apoio das pastas de Educação, Agricultura, Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar, além de entidades de classe. A aplicação do programa será feita pela Associação Ecológica Planeta Vivo, que desenvolve a mesma atividade em Venâncio Aires.
A representante da associação, Isolde Musa da Silva, explica que o projeto se desenrola em várias etapas, começando pela sensibilização dos moradores para a coleta seletiva do lixo. Também está prevista a aquisição de lixeiras com três compartimentos para recolhimento de resíduos secos, orgânicos e rejeitos. Ao mesmo tempo serão promovidos seminários e distribuição de material impresso para mobilizar a população. Com a realização de oficinas de reciclagem, a Administração pretende orientar as pessoas para reaproveitar o material em trabalhos artesanais, o que pode resultar em renda extra aos participantes. A secretária de Saúde Aneli Hendler ressalta que o objetivo das ações é envolver toda a comunidade, "promovendo a qualificação profissional e o resgate da auto-estima das classes menos favorecidas".
Roteiro coleta 4,1 mil embalagens de agrotóxicos
A exemplo de anos anteriores, a Fundação Pró-Rio Taquari efetivou operação de recolhimento de embalagens de agrotóxicos tríplice-lavadas no interior do município. A coleta envolveu dois veículos, da Canaã Agrícola e da Tritec Equipamentos. Foram recolhidos 4,1 mil recipientes, dos quais 1.245 não haviam passado pelo processo de limpeza. Além de contaminar o meio ambiente o produtor que não adota esse procedimento deixa de aproveitar todo o conteúdo dos produtos.
(O Informativo do Vale, 11/04/2007)