O Greenpeace faz nesta quarta-feira (11/04), a partir das 10h, um protesto em frente ao consulado da Nicarágua (al. Santos, 880, em São Paulo) com caudas de baleias simbolizando as baleias mortas pela caça. O Greenpeace pede que o governo da Nicarágua vote a favor da conservação das baleias durante a próxima reunião da CIB - Comissão Internacional da Baleia, que neste ano acontecerá em Anchorage, no Alaska (EUA), em maio.
Voluntários da ONG vão protocolar no consulado o abaixo-assinado coletado na Feira da Liberdade, no dia 1º de abril, com cerca de 3.000 assinaturas, que expressa a opinião de muitos brasileiros, e principalmente de descendentes de japoneses que vivem no Brasil, sobre a importância do voto pró-conservação da Nicarágua na CIB.
A Nicarágua foi escolhida por ser o único país da América Latina que, em gestões anteriores, tem comparecido a reunião da CIB e votado a favor dos interesses do Japão. O Greenpeace pede à Nicarágua que integre o grupo conservacionista, para formar o “Continente Amigo das Baleias”, onde não se caça e nem se promove atividades de caça e uso letal para fins científicos.
(Greenpeace, 11/04/2007)