Os analistas ambientais da Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Wagner Fischer e Marcelo Almeida, o chefe do Núcleo de Fauna do Ibama/GO, Léo Caetano e o veterinário, consultor do Sebrae Goiás e membro da Associação dos Criadores de Animais Silvestres do Centro-Oeste (Acasco), Willian Pires de Oliveira fizeram vistoria ontem (10/04), na Fazenda Mata Azul, no município de Caiapônia, de propriedade de Antônio Gomes Furtado.
O objetivo foi propor que a gleba, de 3 mil hectares, sirva para a criação extensiva de queixada, por já possuir um bando de cerca de 300 exemplares desta espécie. O proprietário pretende desenvolver o I Projeto de Criação com Manejo Extensivo de Queixadas em Goiás, e já conta com o acompanhamento de Reginaldo Antônio Gomes, seu filho e proprietário da Zooflora em Jataí-GO.
Esta é uma iniciativa de uso sustentável que incluirá também uma grande Área de Preservação Permanente (APP), inserindo-se nos princípios do Programa de Revisão, Regularização e Monitoramento das Áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente (Prolegal), buscando a união da conservação com a produção.
Os animais existentes serão inicialmente quantificados, marcados e apenas os nascidos a partir deste momento, com cota de abate a ser definida pela biologia da espécie, poderão ser abatidos e comercializados. O Projeto/Plano de Manejo, elaborado por um profissional habilitado, só poderá ser implantado após aprovado pelo Ibama, acompanhado da documentação exigida pela legislação vigente.
(Ibama, 10/04/2007)