Começa no próximo dia 11/04 (quarta-feira) um curso de capacitação de agentes ambientais para manejo de fauna, promoção do IBAMA/RS com apoio da secretaria municipal do meio ambiente de Porto Alegre (SMAM).
Este será o terceiro curso a ser realizado no Rio Grande do Sul e tem como principal objetivo capacitar os técnicos do IBAMA/RS ao atendimento de ocorrências envolvendo animais silvestres e fortalecer a implantação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) no Estado, através da delegação de competências.
Entre os temas relacionados à fauna e que serão abordados no evento estão: legislação, competências, triagem e destinação de aves,mamíferos, anfíbios e répteis. Com duração de 30h - o curso se estende até o dia 14/04 - com aulas práticas em um criadouro conservacionista da Região Metropolitana e também aulas teóricas. As 60 vagas do curso já foram preenchidas.
Segundo a analista ambiental do Núcleo de Fauna do IBAMA/RS Cibele Indrusiak, uma das instrutoras, o objetivo do curso é capacitar os agentes responsáveis em suas respectivas esferas possibilitando o atendimento de ocorrências com fauna, já que elas com freqüência ocorrem em meio urbano e é necessário analisar a situação e saber se é necessário agir e como agir, explica.
Os cursos anteriores foram realizados em Novo Hamburgo (2005) com a participação de 12 prefeituras, polícia ambiental e servidores do Ibama e em Santa Maria, no início de 2006, com a presença de seis prefeituras, polícia ambiental e servidores do Ibama.
(Por Maria Helena Annes,
IBAMA/RS, 09/04/2007)