A sustentabilidade das ações do setor empresarial, nas esferas nacionais e internacionais, será discutida no 2º Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável. Conhecido como Sustentável 2007, o evento tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente e será realizado nos dia 24, 25 e 26 de abril, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O encontro terá a participação de dirigentes do MMA em painéis sobre temas ambientais contemporâneos.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, vai debater com a plenária os temas "Ética, Coerência, Transparência e Comunicação" e "Empresas e o combate à Pobreza: estratégias de negócios com a base da pirâmide". Para Viana, o congresso é uma oportunidade de fortalecer a parceria do governo com o setor empresarial, "que pode e deve contribuir para o desenvolvimento sustentável: seja por meio de processo de produção mais limpa, de um ciclo de vida mais duradouro para seus produtos, inclusive do pós-consumo, seja por meio de sua responsabilidade socioambiental", completou o secretário.
Representantes do MMA também estarão presentes nas oficinas de aprofundamento em que os participantes vão se dividir para debater abordagens específicas. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável vai apoiar as oficinas sobre comunidades tradicionais e agricultura sustentável, enquanto o Ibama apoiará a de licenciamento ambiental.
O Ministério do Meio Ambiente terá ainda uma tenda na Feira de Sustentabilidade que vai ocorrer na Marquise do Ibirapuera, em paralelo ao congresso. Aberta ao público, a feira será um espaço destinado a atividades gratuitas para que a comunidade possa ter contato com o conceito e as práticas do desenvolvimento sustentável. "Em época como a atual, de comoção mundial pelas mudanças climáticas, esse evento veio em boa hora", acrescenta Gilney Viana.
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, na sigla em inglês) e seu braço brasileiro Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) são os organizadores do congresso, em parceria com a Unesco, Instituto de Estudos Avançados da Universidade da ONU e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
O MMA também esteve presente na primeira versão do encontro em 2005, no Rio de Janeiro. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável é um parceiro constante do MMA. Entre diversas ações, o conselho participa da Comissão Permanente para o Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21.
(Por Aida Feitosa, Ministério do Meio Ambiente, 09/04/2007)