A governadora Yeda Crusius instalou nesta segunda-feira (9/4) a Câmara Setorial de Infra-Estrutura e Logística. O órgão tem por finalidade orientar, acompanhar e coordenar os programas de governo referentes à promoção do desenvolvimento da infra-estrutura do Estado. Uma das principais atribuições da Câmara é a definição de políticas, estratégias e diretrizes que envolvem a melhoria do sistema de logística do Rio Grande do Sul, com o propósito de aumentar a competitividade da economia gaúcha.
"A Câmara de Infra-Estrutura e Logística é a sexta e última do total de seis Câmaras já instituídas para tratar de temas de interesse imediato, prático, e fundamentais à população. São questões presentes nos três eixos de desenvolvimento do governo: econômico, social e finanças e gestão. E hoje não foi diferente. Foram examinados programas de investimento importantes, ainda em fase de discussão interna pelo governo: o Duplica RS e o Programa Gaúcho de Saneamento Ambiental", salientou a governadora.
Ambos os programas objetivam atualizar, ampliar e projetar para o futuro, com grandes investimentos, a infra-estrutura de estradas gaúchas - a malha entre estradas estaduais e federais soma 16 mil quilômetros - e de saneamento do Estado. O Duplica RS foi detalhado pelo secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, e a exposição do Programa Gaúcho de Saneamento Ambiental ficou a cargo do secretário da Habitação e Saneamento, Marco Alba.
Compete também à Câmara, a articulação das ações com vistas à melhoria das condições de habitação, à ampliação da capacidade energética, à qualificação do saneamento básico e à recuperação da capacidade de infra-estrutura produtiva do Rio Grande do Sul.
A Câmara é composta pelo chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, e titulares de cinco secretarias de Estado: Ariosto Culau, do Planejamento e Gestão; Daniel Andrade, da Infra-Estrutura e Logística; Marco Alba, da Habitação e Saneamento; Paulo Azeredo, de Obras Públicas, e Vera Callegaro, do Meio Ambiente.
CâmarasAs demais Câmaras Setoriais, já instaladas, são as de Finanças e Gestão Pública - foi a primeira delas, implantada no dia 26 de fevereiro passado. Depois foi a de Segurança e Prevenção da Violência, oficializada em 27 de fevereiro. A terceira Câmara foi a de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, implantada em 4 de março, seguida pela de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em funcionamento desde 27 de março. A mais recente, criada no último dia 29, foi a de Desenvolvimento Social.
As câmaras são responsáveis pelos programas estruturantes do governo de Yeda Crusius e constituem-se em um moderno instrumento de gestão pública. Reúnem secretarias afins em torno dos mesmos objetivos estratégicos. Desta forma, o governo empreende mais agilidade na solução de problemas, confere maior transparência às suas ações e amplia os diálogos interno e com a sociedade. Uma das grandes vantagens é a redução de custos, pois se aproveitam as estruturas já existentes para avançar na consecução de políticas públicas.
(
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 09/04/2007)