Uma novidade será lançada no VII Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente, que ocorrerá em Fortaleza (CE). Trata-se da prática do conceito de neutralização de emissões de carbono. Durante o evento, a ser realizado de 25 a 27 de abril, serão plantadas mudas de árvores às margens dos Rios Ceará e Cocó para neutralizar a emissão de dióxido de carbono (CO2) durante os três dias do evento, segundo projeto a ser desenvolvido pelo órgão ambiental estadual.
VII Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente está com inscrições abertas. Na pauta de discussão, temas como o uso racional e a preservação dos recursos hídricos, os danos provocados pelo aquecimento global, a ocupação irregular de cidades litorâneas e a importância dos aterros sanitários para a destinação dos resíduos sólidos. Informações e inscrições pelo endereço eletrônico http://www.abrampa.org.br/fortaleza/ ou pelos telefones (31) 3292.4365 ou (85) 3452.4513.
O Congresso, que marcará os dez anos de fundação da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), pretende reunir mais de 800 profissionais do Direito, entre procuradores e promotores de Justiça, desembargadores, juízes, advogados e demais operadores. O objetivo é debater, a partir de assuntos polêmicos e atuais, a efetividade da legislação ambiental brasileira, o seu cumprimento pelas entidades públicas e privadas e a sua contribuição para a inserção do Brasil no contexto de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. “Temos ainda o objetivo de imprimir novas modalidades de hábitos na sociedade”, destaca Jarbas Soares Júnior, presidente da Abrampa.
A palestra de abertura do Congresso, a ser realizada no dia 25 de abril, às 20h, discutirá o tema “Dados Relevantes sobre o Aquecimento Global", tendo como expositor Pedro Leite da Silva Dias, pesquisador do Centro de Pesquisas Tecnológicas (CPTEC) e membro da equipe que participou da elaboração do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto.
(
Assessoria de Comunicação - MPE-CE, 28/03/2007)