O secretário extraordinário de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, reune prefeitos, secretários municipais de agricultura, técnicos agrícolas de sindicatos rurais e dirigentes de cooperativas agrícolas para mais uma rodada de apresentação do Plano Estadual de Irrigação. Os encontros ocorrem na próxima terça-feira (11/4), a partir das 11h, em Serafina Correa e, às 15h, em Bento Gonçalves.
Desde a instalação da Câmara Setorial de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, em março, durante abertura da Colheita da Arroz, em São Gabriel, o plano já foi discutido nos municípios de Não-Me-Toque, Faxinal do Soturno, São Vicente do Sul, Cachoeira do Sul, Bagé, Canguçu, Frederico Westphalen e Sarandi.
Em Serafina Correa, estarão representantes de André da Rocha, Antônio Prado, Fagundes Varela, Guabijú, Guaporé, Montauri, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Parai, Pinhal da Serra, Protásio Alves, São Jorge, São Valentim do Sul, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata. Em Bento Gonçalves, estarão presentes os municípios de Alto Feliz, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Picada Café, Santa Teresa, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Marcos, Vacaria, Vespasiano Correa. Os eventos também são abertos a todos interessados em utilizar sistemas de irrigação.
Por determinação da governadora Yeda Crusius, as ações do Plano Estadual de Irrigação estão sendo apresentadas pela Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água. A secretaria é responsável pela capacitação de mão-de-obra para captação, armazenagem e aproveitamento da água no Estado. O projeto prevê ainda a qualificação dos técnicos de extensão rural e produtores agrícolas na busca de alternativas para melhor aproveitamento da água.
Também devem participar do Plano Estadual de Irrigação, os comitês das bacias hidrográficas, associações de usuários das águas, assim como os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e associações de municípios. Todos participarão do planejamento das ações a serem executadas em suas regiões. Cerca de 9 mil produtores rurais devem receber treinamento no Plano Estadual de Irrigação, assim como 40 técnicos que prestarão assistência técnica regional e mais 300 técnicos locais.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 08/04/2007)