A luta contra a mudança climática é "uma das urgências absolutas de nosso tempo", ressaltou o presidente francês, Jacques Chirac, após expressar sua "preocupação" com as conclusões do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês).
O documento afirma que a possível alta da temperatura mundial em 2 graus centígrados durante o próximo século levará à extinção de 30% das espécies, à queda da produção agrícola e a uma elevação do nível do mar de 4 a 6 metros.
– A luta contra a mudança climática é uma das urgências absolutas de nosso tempo, pois condiciona a sobrevivência da humanidade e nossa capacidade de transmitir às gerações futuras um meio ambiente preservado – afirmou Chirac.
Em comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu, o presidente francês ressaltou que as conclusões do relatório confirmam "a necessidade e a urgência de uma mobilização ainda maior de todos os países em favor da luta contra a mudança climática".
Chirac, que deixará o cargo em maio, fez um pedido para que todos os países assumam o objetivo de reduzir à metade as emissões mundiais de gases do efeito estufa até 2050.
(Agência EFE - ClicRBS, 06/04/2007)