O secretário municipal de Planejamento está dando como certa a liberação de R$ 5,5 milhões de reais, do Plano de Aceleração do Crescimento do governo federal, para investir em obras de combate às enchentes e de saneamento básico em Taquara. Segundo Cláudio Comassetto, o projeto foi entregue à Caixa Federal pelo prefeito Cláudio Kaiser ainda no mês passado, e há fortes indicativos de que será contemplado pelo Ministério das Cidades já na primeira leva de recursos provenientes do chamado PAC.
O titular do Planejamento confirmou que o dinheiro será investido na construção de um novo canal pela rua Pinheiro Machado, desde o bairro Petrópolis, onde costumam ocorrer inundações, até o encontro com o arroio Taquara, já no bairro Jardim do Prado. "A idéia é pegar toda aquela água do lado sul da cidade e impedir que ela chegue até o centro", explicou.
Cláudio Comassetto aproveitou a oportunidade para anunciar que, até o dia 23 deste mês, a Prefeitura entregará outro projeto para inclusão no PAC. Trata-se da instalação de pequenas barragens na região do bairro Santa Rosa, as quais irão conter as águas do arroio Taquara e servirão, ao mesmo tempo, para a criação de peixes.
Além das minibarragens, o projeto em fase de elaboração deverá contemplar a construção de açudes de decantação no arroio Taquara, após a passagem do curso d'água pelo perímetro urbano.
(Jornal Panorama, 06/04/2007)