A Organização Não-governamental (ONG) Amigos da Natureza, junto com a ONG Fala Meu Povo, desenvolveu uma atividade de Educação Ambiental, na manhã de ontem (4/4), com alunos da escola Ernesto Pedroso, do bairro Santa Tereza. Inicialmente, na hidroviária rio-grandina, o grupo de 17 estudantes da faixa etária de 8 a 12 anos, da 4ª série, recebeu informações de Jorge Conceição, da Fala Meu Povo, sobre a posição estratégica do Porto do Rio Grande. Depois, teve uma "aula" de Educação Ambiental.
O presidente da Amigos da Natureza, Cléber Acunha, relatou ter sido abordada a questão do aquecimento global. Também foram entregues aos estudantes material informativo sobre técnicas de plantio de árvores, corte de grama e épocas de adubação. No local da atividade, ainda foram expostos painéis com informações sobre as árvores e sua importância. Posteriormente, a bordo da lancha Dona Lizete, na área do Porto Velho, o assessor de imprensa da 11ª Festa do Mar, Willy César, falou aos estudantes sobre a segurança no evento.
Ainda na lancha, representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Trânsito repassaram ao grupo orientações sobre como devem agir no trânsito. A diretora da escola, Marilene Vieira, que acompanhou os estudantes, disse que o estabelecimento de ensino busca que, cada vez mais, os alunos se integrem nas atividades da cidade e preservem e valorizem o meio ambiente. Cada criança recebeu da ONG Amigos da Natureza um quilo de adubo orgânico, como estímulo ao plantio de árvores.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 05/04/2007)