A Comissão Parlamentar Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional diz que tentará levantar verbas para resolver o problema do acesso restrito a dados meteorológicos. A dificuldade de cientistas em obter informações, revelada pela Folha na segunda-feira (2/4), atrapalha esforços para entender como o aquecimento global afeta o Brasil.
Um dos problemas é que o Inmet (Instituto nacional de Meteorologia) não possui informações digitais sobre boa parte do histórico de temperaturas do território nacional.
"Ficamos de fazer um esforço e uma iniciativa de direcionamento de recursos do orçamento deste ano para promover essa digitalização dos dados", disse o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que preside a comissão.
Segundo ele, o grupo também estuda criar um projeto de lei que obrigue instituições públicas a tornar disponível, de graça, toda informação que não seja de conteúdo secreto.
"Isso foi encarado pela comissão como um dos desafios", diz Gomes. A medida afetaria instituições que hoje cobram por dados públicos, como o Inmet.
(Por Rafael Garcia, Folha de S. Paulo, 05/04/2007)