A Aracruz Celulose acaba de lançar o concurso "A Fantástica Fábrica de Celulose",
destinado a alunos das quintas séries das escolas estaduais e municipais
da zona sul de Porto Alegre. As inscrições já estão ocorrendo e podem ser
feitas até o dia 5 de abril. O objetivo do concurso é buscar a
conscientização das crianças sobre questões ambientais, além de promover
maior conhecimento sobre o assunto.
Os temas escolhidos para a elaboração dos projetos são a destinação do lixo e a redução do consumo de água na própria escola. O concurso é dividido em duas etapas. Na primeira, os estudantes criam cartazes sobre os dois temas, tendo como matéria-prima uma placa de celulose. Ali criam uma peça (desenho, pintura, fotografia, colagem etc) e escrevem uma redação explicando o trabalho de criação e as melhorias que podem ser implantadas na escola para contribuir com o meio ambiente. Os trabalhos devem ser entregues na direção do colégio participante até o dia 23 de abril.
Nesta etapa, através de votação entre os dias 25 e 27 de abril, os demais alunos escolhem um vencedor, e o projeto mais votado ganha um passeio à fábrica da Aracruz Celulose, localizada em Guaíba, a bordo do barco-escola Martim Pescador, no dia 3 de maio. No local, acompanhados de uma professora da escola e de guias da Aracruz, os alunos vão conhecer todo o processo de fabricação de celulose, desde a chegada da madeira de eucalipto até a etapa final de produção.
Na segunda etapa do concurso, os melhores trabalhos de cada escola serão publicados no site da Aracruz para votação aberta. O vencedor ganha um computador, e as três escolas finalistas ganham, cada uma, uma biblioteca com 200 títulos da L&PM Editores. O resultado final será divulgado no site da
Aracruz no
dia 10 de junho.
No segundo semestre, o concurso "A Fantástica Fábrica de Celulose"
será realizado nas escolas particulares da zona sul de Porto Alegre.
(Por Mariella Taniguchi, Maki Comunicacao, 03/04/2007)