O formando Diego Rafael Bayer, do curso de Engenharia Industrial - Gerenciamento Ambiental da Feevale, criou o primeiro site do Estado que intermedia a compra e a venda de resíduos industriais. A Bolsa Gaúcha de Resíduos - http://www.bolsagauchaderesiduos.com - é um portal que oferece um espaço gratuito de classificados para os resíduos do processo de produção, como plástico, metais, couro e papelão, entre outros. A empresa interessada - de qualquer cidade do RS - faz o cadastro e anuncia o material, informando o tipo e a quantidade, mediante autorização do portal. Os possíveis compradores entram em contato com a Bolsa, que intermedia a venda.
Além do serviço inédito, Bayer afirma que existem vantagens para a empresa que anuncia. "Este é um serviço que consegue melhores preços para os resíduos industriais, além de incentivar um descarte ordenado, com destino que não prejudica a natureza", argumenta o estudante. A empresa anunciante também é valorizada. "Se conseguimos destinar o resíduo da empresa que anunciou nos classificados, expomos seu logotipo gratuitamente no portal, desde que esteja em dia com o licenciamento ambiental", diz Bayer.
A Bolsa também encontra destino adequado para lâmpadas fluorescentes, que contém mercúrio, um metal altamente tóxico. "Destinamos as lâmpadas a uma empresa de Santa Catarina", lembra o acadêmico. Consultoria, banco de imagens, links e publicações da área ambiental também são oferecidos pelo portal.
(Envolverde/Assessoria, 02/04/2007)