Cientistas em Xangai estão desenvolvendo um veículo lunar movido a energia nuclear para a primeira missão chinesa não-tripulada à lua, que deve acontecer em 2012. O veículo, com seis rodas e quase 200 kg, está sendo desenvolvido há quatro anos pelo Instituto de Engenharia de Sistema Aeroespacial de Xangai, informou o jornal "Shanghai Daily" nesta segunda-feira (02/04).
O aparelho transmitirá imagens em tempo real, cavará e analisará amostras de solo e produzirá imagens tri-dimensionais da superfície lunar, segundo o jornal. O veículo é parecido com o Spirit e Opportuniy Mars, da Nasa, que foram lançados em 2003 e continuam em operação. No entanto, em vez das baterias recarregáveis de íon de lítio usadas pelos exploradores americanos, o modelo chinês deverá usar energia nuclear.
Os pesquisadores chineses ainda trabalham na capacidade do veículo explorador de lidar com baixa gravidade, exposição a raios cósmicos e temperaturas extremas. O jornal não publicou dados sobre os custos do programa. A China possui um programa espacial militar que já enviou duas missões tripuladas ao espaço.
(Folha Online, 03/04/2007)