Acordos econômicos de parceria são documentos negociados entre 75 países em desenvolvimento e a União Européia. São as primeiras iniciativas, dentro da Europa, de se obterem áreas de livre comércio dentro das principais antigas colônias na África, do Caribe e da região do Pacífico. Se assinados, esses acordos contribuirão para o aumento da pobreza e da degradação ambiental.
Em razão disto, a ONG Friends of the Earth (FOE/Amigos da Terra), da Inglaterra, está lançando uma campanha contra esse tipo de iniciativa, considerada injusta e com alto poder de impacto negativo sobre a agricultura nos países pobres.
Segundo a FOE, esses acordos: forçam a competição entre indústrias emergentes de países pobres e poderosas companhias européias; expõem produtores agrícolas pobres em desvantagem perante a política pesada de subsídios dada pela Europa a seus agricultores.
Entre as conseqüências, estão a destruição de pequenos negócios, a vulnerabilização de pequenos agricultores, que podem perder suas terras, e o enfraquecimento de políticas de proteção ambiental.
Para protestar contra essa situação, a FOE está convidando a população a participar, no próximo dia 19 de abril, da Ação em Massa pela Corte de Justiça, um evento de manifestação popular. Mais informações: FOE.
(Friends of the Earth, 03/04/2007)