A partir deste mês, fabricantes de caminhões e trêileres com sede nos Estados Unidos estarão oferecendo aos consumidores modelos certificados pelo programa EPA SmartWay que tem por objetivo aumentar a eficiência dos combustíveis. Atingindo as especificações em termos de equipamentos, dadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), esses modelos proporcionam benefícios triplos em ecnonomia de recursos aos seus operadores, ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de gases estufa e poluentes do ar.
"Esses novos caminhões vçao dar uma importante contribuição rumo ao atingimento das metas da EPA de conservação de energia e redução de emissões" , diz Bill Wehrum, assistente administrador da EPA para as áreas de Ar e Radiação .
Equipamentos aprovados pelo programa SmartWay, como sistemas aerodinâmicos e espelhos, podem proporcionar redução de combustível 10% a 20% superior em relação àqueles que não contam com esses dispositivos. Cada caminhão com os novos dispositivos deverá produzir economia de 2 mil a 4 mil galões de diesel por ano, o que resultará em ganhos de até US$ 11 mil por ano. Participam do programa fabricantes de marcas como Freightliner, International, Kenworth, Mack, Peterbilt e Volvo.
Para saber mais sobre o programa SmartWay, basta entrar no site
www. epa.gov/smartway
(Por Dave Ryan,
EPA, 30/03/2007)