Na corrida contra o aquecimento global, especialistas americanos desenvolveram novas tecnologias que reduzem o impacto ambiental do diesel na atmosfera. A edição de abril de Scientific American Brasil descreve os mais recentes projetos na área, como o diesel com teor ultrabaixo de enxofre e escapamentos que purificam a fuligem e óxido de nitrogênio (maiores causadores de "smog" – mistura de fumaça e nevoeiro – e da chuva ácida).
O "diesel verde" contém 97% menos enxofre, componente natural do petróleo que danifica os escapamentos, fazendo com que o motor libere substâncias agressivas ao meio ambiente em maior quantidade. A outra tecnologia criada pelos americanos reside na instalação de uma espécie de filtro nos escapamentos. Novos modelos já trazem os catalisadores de óxido de nitrogênio e fuligem em seus sistemas de descarga – a Honda, por exemplo, anunciou que em 2009 disponibilizará no mercado um sistema com taxas de conversão de NOx de 90%, que dispensa a adição de agentes redutores.
As outras montadoras não ficaram atrás: Volkswagen, Audi, BMW, General Motors, Ford e PSA Peugeot Citroën também planejam lançar seus veículos a diesel mais limpos nos próximos anos.
(Anexo Comunicação, Abril de 2007)