Questões envolvendo justiça ambiental, mídia e meio ambiente, Amazônia e desenvolvimento sustentável estarão em pauta a partir desta segunda-feira, 2 de abril, no "III Congresso Internacional Transdisciplinar Ambiente e Direito" e o "IV Seminário de Direito Ambiental". Os eventos, que ocorrem até 4 de abril, são promovidos pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa "Ambiente e Direito" (Nepad) da Faculdade de Direito da PUCRS, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente. Integram a programação mais de 40 oficinas, vídeos para debate e apresentações de trabalhos.
No sábado, 31 de março, a partir das 16h, serão plantadas 83 mudas de árvores nos parques Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) e Marinha do Brasil. A iniciativa é fruto de parceria firmada entre o Nepad e a ONG Instituto República, que desenvolve o projeto Arvorizar. A entidade realizou um cálculo para estipular a quantidade de CO2 produzido na organização e realização do evento (201,34 toneladas), definindo a quantidade de árvores que deveriam ser plantadas a fim de absorver esse gás, em processo que irá durar quatro anos. A ação concederá ao "III Congresso Internacional Transdisciplinar Ambiente e Direito" o selo de "Carbono Neutro", tornando-o a primeira atividade jurídica do país a ganhar a certificação. Com essa iniciativa, a PUCRS passa a ser pioneira na organização de um evento científico livre de carbono no Estado.
O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, participará do painel de abertura, na segunda-feira, 2 de abril, às 10h30min. Também estará presente o superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Fernando da Costa Marques.
Para debater o problema do aquecimento global, na segunda-feira, dia 2, será exibido o filme "Uma verdade inconveniente", dirigido por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos. Outro destaque será a Audiência Pública no dia 3 de abril, que avaliará a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Delta do Jacuí, com a presença da comunidade das ilhas que formam o delta, autoridades do poder público e sociedade civil em geral. Não há necessidade de inscrição para participar da audiência.
O Congresso ocorrerá até 4 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS, prédio 41 do Campus Central, das 8h30min às 19h30min. Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/citad ou pelo telefone (51) 3320-3680.
(Assessoria de Imprensa da PUCRS, 30/03/2007)