O Banrisul participou, nesta sexta-feira (30/3), no Campus da Universidade de Caxias do Sul de São Sebastião do Caí, de uma reunião com representantes das prefeituras ligadas à Associação dos Municípios do Vale do Caí, da Emater/RS e de grupos de artesãos. No encontro, que também teve a presença da artesã Carmem Regina Corrêa - referência no trabalho socioambiental com atividades premiadas em Porto Alegre - foi discutido o projeto Eco-Decoração Natalina do Vale do Caí que vai incentivar o turismo regional e reunir os 20 municípios da região para terem uma identidade ecológica, valorizando as características culturais de cada município.
Segundo a coordenadora do Programa Reciclar Banrisul, Marta Neves, a contribuição do Banco é transmitir a experiência adquirida nesses seis anos de atuação na preservação ambiental. “Com o reaproveitamento de material reciclável, como papel, garrafas PET, entre outros materiais, e elementos da natureza, pode-se criar produtos decorativos que, ao mesmo tempo, embelezam e cuidam do meio ambiente”, afirmou.
A gerente-geral da agência do Banrisul em Tupandi, Vânia Medeiros Maurer, relata que a idéia de envolver toda a região nasceu da apresentação de oficinas de reciclagem no município em outubro do ano passado. “Reunimos estudantes, artesãos e o Clube de Mães em um dia maravilhoso de educação ambiental”. Destacou que o Banco tem programas ótimos que podem ser muito úteis para as pessoas da comunidade, resultando em intercâmbio benéfico para a população.
Para o chefe do escritório da Emater/RS em Tupandi, Fábio Esswein, a parceria com o Banrisul auxiliará no crescimento dos municípios, inclusive gerando renda aos trabalhadores rurais. “A iniciativa é bem-vinda, pois o projeto é mais uma alternativa para o desenvolvimento da região em sintonia com as questões ecológicas”, afirmou.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 30/03/2007)