A primeira iniciativa do Programa Estadual de Irrigação encerra nesta sexta-feira (30/3) com a capacitação inicial de 22 técnicos da Emater/RS-Ascar, em Passo Fundo. O curso, que começou na última segunda-feira (26), tem participantes das regiões de Erechim, Santa Maria, Santa Rosa, Ijuí e Passo Fundo, que recebem informações sobre a parte física do solo, cálculos sobre quantidade, maneira e forma de se colocar a água na terra e acerca dos vários tipos de irrigação.
Conforme o professor e instrutor do curso, Luis Antônio Richter, durante a semana foi feita uma revisão sobre os conceitos agronômicos de um projeto de irrigação. Também foram enfocadas a parte hidráulica de um projeto de irrigação de aspersão convencional e de irrigação localizada.
Segundo o assistente técnico estadual de irrigação, José Enoir Daniel, os técnicos participantes do curso já estão em condições de repassar os conhecimentos para os demais técnicos, para que posteriormente os agricultores sejam capacitados. "Mostraremos aos produtores que a irrigação é uma tecnologia de produção adequada para as suas pequenas propriedades", explicou.
Reservatórios de água
Em um mês haverá uma segunda etapa do curso, quando os técnicos irão aprender as formas de reservar a água, como açudes e cisternas. A meta é de capacitar, ao longo do ano, 9 mil agricultores, com a visão de que a irrigação será uma tecnologia de produção e não uma técnica de combate à seca. "O diferencial deste trabalho é o seu caráter multiplicador de conhecimento", destaca o presidente da Emater-RS, Mário Ribas do Nascimento.
Os 22 agrônomos repassarão os conhecimentos da capacitação para mais 30 técnicos cada um e esses para 30 agricultores. "Será uma cadeia de repasse de informações a partir de visitas, Dias de Campo, demonstrações, excursões, unidades demonstrativas e demais métodos", informa Daniel.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 30/03/2007)