A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou requerimento apresentado em conjunto pelos deputados federais Antônio Roberto (PV-MG) e Valtenir Pereira (PSB-MT) para realização de audiência pública a fim de debater as conseqüências do aquecimento global para o Pantanal mato-grossense.
O "levantamento de indicadores sensíveis a parâmetros climáticos no Pantanal", realizado pela Fundação Dalmo Giacometti e Embrapa Pantanal, em parceira com Embrapa Florestas, Universidades Federais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, prevê desdobramentos nefastos ao santuário ecológico, que é reconhecido como a maior zona úmida do planeta.
" O estudo diz que o pantanal poderá ser descaraterizado com a mudança do clima nos próximos anos, afetando as espécies que hoje são encontradas em abundância. Isso me preocupa muito, precisamos debater o assunto para evitar efeitos danosos não apenas para Mato Grosso como para todo País", declara o deputado Valtenir Pereira.
No conjunto, os estudos de oito projetos do Ministério do Meio Ambiente analisaram o perfil evolutivo do clima no Brasil e desenharam possíveis cenários para nos próximos 100 anos (de 2010 a 2100). O pantanal foi escolhido por ter como principal característica inundações sazonais, que podem ser afetadas.
No Pantanal, o resultado sugere que nos próximos anos, com o cenário de clima que pode variar com aumento de +4.6ºC(pessimista) a +3.4°(otimista) , as áreas mais secas serão colonizadas rapidamente por espécies xerófitas, ou seja, adaptadas para a vida em questão da seca, levando a uma "savanização" destas áreas. Alem disso, prevê também a redução de ninhos de tuiuiú, de jacarés e a extinção de peixes que são a base da dieta de muitos animais do pantanal.
Para participação na audiência serão convidados representantes das prefeituras municipais de Cuiabá; Poconé ; Cacéres ; Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço ; Curvelândia ; Itiquira ; representante do Ministério do Meio Ambiente; das Universidades Federais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Fundação Dalmo Giacometti e Embrapa Pantanal. A audiência ainda não tem data marcada.
(24 Horas News - MT, 30/03/2007)