O futuro das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Caí, que atinge 42 municípios gaúchos, começou a ser definido quinta-feira (29/03), em Gramado. Na primeira consulta pública do Plano de Bacia do Caí, uma iniciativa do governo do Estado, prevista pela Lei Estadual das Águas de 1994, cerca de 100 pessoas da comunidade local expressaram sua vontade com relação aos usos prioritários a que devem ser destinados os recursos hídricos da região.
Irrigação foi o uso mais indicado pela população, que também apontou abastecimento público, mineração, recreação e proteção das espécies aquáticas como finalidades importantes para as águas da bacia. Durante a consulta, cada participante indicar cinco usos que considerasse prioritários, dentre os 19 possíveis, que vão desde navegação até geração de energia.
Além da consulta de Gramado, estão previstas outras três. Na próxima terça-feira (3/4), a audiência com a população da bacia será realizada em Caxias do Sul, na Câmara de Vereadores, às 19h. São Sebastião do Caí, no dia 10 de abril, e Dois Irmãos, no dia 12 de abril, também irão sediar as reuniões públicas do Plano de Bacia do Caí.
Os usos indicados pela população nas quatro consultas irão subsidiar o Comitê Caí, fórum que agrega diversas segmentos de usuários da água e da comunidade residente na bacia para pensar e projetar o planejamento e gerenciamento da bacia, através do Planode Bacia. Localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, a Bacia do Caí ocupa uma área de aproximadamente cinco mil quilômetros quadrados, abrangendo parte da Serra Gaúcha e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estima-se que mais de 750 mil habitantes vivam na bacia.
O Plano de Bacia do Caí é uma realização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), com acompanhamento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e do Comitê Caí. A empresa Profill Engenharia foi contratada pelo DRH para execução técnica dos serviços e apoio operacional ao Comitê Caí. Até o final deste ano, será feita uma nova rodada de consultas públicas nas quais deverá ser fechada a proposta de enquadramento dos cursos de água da bacia. O andamento desse processo, etapas, conclusões pode ser acompanhado no site http://www.comitecai.org.br.
(Assessoria de Imprensa do Plano de Bacia do Caí, 30/03/2007)