A oposição de vários senadores republicanos ameaça frustrar o plano do ex-vice-presidente Al Gore de realizar um show a favor do meio ambiente nas imediações do edifício do Capitólio em Washington.
O evento faz parte de oito concertos globais do Live Earth, que acontecerão ao mesmo tempo no dia 7 de julho com o objetivo de chamar a atenção para a crise climática do planeta.
Um porta-voz do Live Earth disse que a iniciativa seguirá em frente e que se não puder acontecer em Washington acontecerá em outra cidade americana.
O plano original era realizar o show no Mall, uma enorme esplanada ao sul da Casa Branca, mas o espaço está reservado para este dia.
Harry Reid, líder da maioria democrata no Senado, propôs como alternativa que o evento acontecesse na área que fica a oeste do edifício do Congresso americano, mas vários senadores republicanos se opõem ao plano.
Na liderança do movimento opositor está James Inhofe, o republicano de Oklahoma famoso por ter se referido ao aquecimento global como "o maior engano" que o povo americano teve que enfrentar. Inhofe teve um debate intenso com Gore quando ele foi ao Congresso no dia 21 de março para falar da mudança climática.
Marc Morano, porta-voz do senador, afirmou que o político de Oklahoma se opõe a realizar qualquer tipo de evento na área do Capitólio que seja muito partidário ou controvertido do ponto de vista político. Segundo Morano, a iniciativa de Gore é as duas coisas.
(EFE, 30/03/2007)