O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, deverá participar de audiência pública sobre a transposição do Rio São Francisco na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. O convite foi feito ontem (29/3) durante reunião entre o ministro e representantes da comissão. Segundo a presidente da comissão, a deputada Vanessa Graziotin (PC do B- AM), a audiência deverá ocorrer na segunda quinzena de abril.
A deputada enfatizou a importância de se debater o assunto com os integrantes da comissão. “O projeto de transposição, hoje, é o mais importante para o Nordeste, e nós temos um número grande de parlamentares do Nordeste. O que tratamos com ele foi a necessidade de debatermos esse novo projeto”, afirmou Vanessa.
Ela informou que, além da transposição do São Francisco, questões relacionadas às Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia (Sudene e Sudam) e aos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Nordeste também serão tratadas nessa audiência.
Na sexta-feira passada, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início das obras de transposição de águas do São Francisco. De acordo com o projeto, serão construídos dois canais: um que levará água para os estados de Pernambuco e Paraíba; e outro para levar água aos estados do Ceará e o Rio Grande do Norte.
(Por Roberta Lopes, Agência Brasil, 29/03/2007)