O ex-vice-presidente americano Al Gore receberá de forma honorária um prêmio Emmy internacional, o Oscar da televisão americana, por seu trabalho na questão do aquecimento global. A Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas entregará o prêmio a Al Gore em uma cerimônia em novembro, em Nova York, anunciou a instituição em um comunicado.
"O prêmio reconhece o papel de Al Gore no lançamento do canal a cabo e satélite Current TV e seu contínuo esforço em alertar o mundo sobre um dos grandes desafios de nosso tempo, a mudança climática", afirma o texto. Recentemente premiado com um Oscar de documentário por "Uma Verdade Inconveniente", o vice de Bill Clinton (1993-2001) é autor do livro de mesmo nome que resultou no longa-metragem, que mostra a ameaça do aquecimento global.
O sucesso do filme e a crescente popularidade de Al Gore alimentaram especulações sobre seu futuro político e as possibilidades de que volte a concorrer à presidência depois de sua derrota para George W.Bush, em 2000, embora o democrata sempre negue qualquer intenção de disputar a Casa Branca. Em 2005, Al Gore fundou a Current TV, emissora de televisão para adultos jovens que exibe programas de curta duração, uma tentativa de se afastar da fórmula tradicional de programação definida com grandes produções na faixa nobre. A Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas é a maior organização do setor, com quase 400 empresas de 70 países.
(France Presse, 30/03/2007)