Santa Cruz do Sul está apostando forte no mercado de produção de bioenergia. Primeiro foi o projeto da Cooperfumos, ligada ao MPA, que pretende implantar uma microusina de biocombustível e outros produtos a partir de cana-de-açúcar e oleaginosas. Ontem o Grupo Valesul anunciou a construção da Destilaria de Álcool Santa Cruz.
A apresentação ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura. Segundo o proprietário Elói Quoos, o investimento total será de R$ 1 milhão, com recursos próprios. Os pavilhões da empresa já estão sendo construídos, sediados no mesmo terreno cedido pelo Executivo para a instalação da Valesul, no ano passado.
A fumageira, que funciona em um pavilhão de oito mil metros quadrados, já aparece entre as 30 maiores empresas no que se refere a valor adicionado no município. Agora os proprietários querem partir para a diversificação, mas de uma forma que não confronte com a cultura do fumo.
Quoos explica que a destilaria pretende produzir 250 mil litros de álcool por mês a partir do milho. “É um produto que os fumicultores podem tranqüilamente plantar após a colheita do tabaco”, lembra. Segundo ele, são necessários 2,7 quilos para fazer um litro de álcool. Mensalmente a estimativa é utilizar uma média de 11 mil sacos do grão por mês e 140 mil sacos por ano.
“Esse álcool que vamos produzir serve tanto para combustível quanto para a indústria farmacêutica e outros usos”, explica. O objetivo é trabalhar com venda para o mercado interno e exportação. Além do milho, ainda podem ser utilizados o arroz, a mandioca e até a melancia. Inicialmente as instalações da empresa terão uma área construída de 500 metros quadrados.
MODERNA – O prefeito José Alberto Wenzel destacou que essa iniciativa traz ganho social para Santa Cruz, por valorizar um produto que já faz parte do cotidiano de produção dos agricultores locais. “É uma linha de diversificação moderna, que vai agregar valor às propriedades rurais”, afirmou. Para ele, esse é o tipo de projeto que inspira a confiança do Executivo.
O investimento deve gerar, em um primeiro momento, 20 empregos. Atualmente a Valesul já tem mais de 100 funcionários atuando na fumageira. O início da produção da Destilaria de Álcool Santa Cruz deve ocorrer dentro de até cinco meses.
(Gazeta do Sul, 30/03/2007)