Além de manter no Rio Grande do Sul seu Centro de Tecnologia, a Braskem também desenvolve uma planta piloto no Pólo Petroquímico de Triunfo para testar a produção de propeno - matéria-prima hoje só produzida no Estado por Copesul e Refap - a partir de etanol.
Confirmada pelo presidente da Braskem, José Carlos Grubisich, em reunião da Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa, a iniciativa demandou investimentos entre US$ 4 milhões e US$ 5 milhões. O executivo confirmou ainda a assinatura do contrato para fornecimento de propeno com a Refap, na quantidade de 100 mil toneladas por ano.
Num primeiro momento, esse produto vai substituir as cargas que a empresa está trazendo da Bahia. Mais tarde, o transporte poderá ser retomado, para aproveitar a capacidade ociosa da unidade produtora de polipropileno da Ipiranga Petroquímica, que passará ao controle da Braskem.
Na mesma reunião, o presidente da Petrobras Química SA (Petroquisa), José Lima de Andrade Neto, afirmou que ainda não há uma decisão de produzir biodiesel na Refinaria Ipiranga, apenas a hipótese. Os estudos para dar mais rentabilidade à empresa serão feitos em conjunto com o Sindicato dos Petroleiros local.
(Zero Hora, 30/03/2007)