O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) inaugurou no último domingo (25/3), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque Andreense, uma obra do Orçamento Participativo realizada com recursos próprios do Semasa, um total de R$ 2,2 milhões. A ETE, já licenciada junto à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, garantirá o tratamento de 20 m3/h para o Parque Andreense, beneficiando cerca de 4 mil moradores e, principalmente, o meio ambiente, pois o Córrego Tubarão, que deságua na Represa Billings, receberá os efluentes tratados.
Além da obra da ETE, foram implantadas redes coletoras e ligações domiciliares de esgoto em várias ruas do Parque Represa Billings III e construídas estações elevatórias, graças a um esforço conjunto do governo municipal e da população local.
O decreto nº 43.022/98, que trata do Plano Emergencial de Recuperação dos Mananciais, também foi fator fundamental para a realização das obras, uma vez que estabeleceu diretrizes e normas para a proteção e recuperação das Bacias Hidrográficas dos Mananciais de Interesse Regional do Estado de São Paulo.
"A ETE foi dimensionada de tal modo que permitirá que alguns equipamentos possam ser ampliados futuramente, dobrando a sua capacidade de produção e beneficiando o Parque Represa Billings II, que é uma demanda prevista no Orçamento Participativo 2007/2008", explica o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..
Benefício para a Billings
O sistema adotado para tratar os esgotos é o biológico por lodo ativado, muito eficiente para efluente de procedência orgânica. O tratamento promoverá a melhoria da qualidade de vida da população local ao oferecer condições adequadas de saneamento básico. O meio ambiente também será muito beneficiado, pois haverá redução da carga orgânica lançada no Córrego Tubarão, que deságua na Represa Billings. A Represa completa 82 anos dia 27 de março.
Juntamente com a canalização dos esgotos foi executada a pavimentação das vias e das escadarias na área do Parque da Represa Billings III, qualificando consideravelmente o espaço público. Essa pavimentação foi feita com a menor impermeabilização do solo, deixando calçadas gramadas e áreas verdes para garantir a infiltração de água. "Entregar essa obra na semana do aniversário da Billings mostra o compromisso da Administração em proteger a Represa", afirma João Ricardo Guimarães Caetano, subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense.
(Envolverde, 28/03/2007)