A Faculdade de Química da PUCRS inaugurou nesta quarta-feira (28/3) o Laboratório de Caracterização de Materiais, em parceria com a Killing S.A. Tintas e Adesivos. O espaço se destina ao Projeto de Desenvolvimento de Tecnologias Não-Poluentes, com a idéia de desenvolver tecnologias que eliminem ou reduzam o uso de solventes orgânicos na fabricação de tintas e adesivos. O projeto conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. A Universidade e a Killing mantêm parceria de cooperação técnica e científica para o desenvolvimento de novas tecnologias ecologicamente corretas desde 2005.
Estiveram presentes representantes da Killing, o Reitor Joaquim Clotet, pró-reitores, diretores e outros membros da comunidade universitária. Na ocasião, foi descerrada placa alusiva à inauguração, e houve bênção das instalações pelo padre Érico Hammes, seguida de visitação e coquetel de confraternização.
Segundo Sandra Einloft, diretora da Faculdade de Química, "o fortalecimento de parcerias como esta melhoram o ensino e a pesquisa e, conseqüentemente, a qualidade do curso e a formação dos profissionais". Milton Killing, diretor-presidente da Killing, destaca o empenho dos colaboradores da PUCRS e da empresa na realização do projeto. "Atualmente o mercado exige diferenciais, o que exige investimento na pesquisa e no capital intelectual. Melhor ainda se for feito em parceria com uma das mais conceituadas universidades do mundo", ressalta Killing.
De acordo com Joaquim Clotet, "Temos que nos adaptar aos novos tempos e, para isso, a universidade deve trabalhar conjuntamente com as empresas. De modo especial com empresas de qualidade como a Killing".
A Killing foi inaugurada em 1962 por Leopoldo Celestino Killing e hoje atua no mercado brasileiro e na América Latina, voltada ao desenvolvimento de produtos e serviços de pintura, colagem e laminados, com soluções customizadas e inovadoras, orientadas para os segmentos Calçadista, Moveleiro, Construção Civil, Coureiro e Metal-mecânico.
(Assessoria de Imprensa da PUCRS, 28/03/2007)