Representantes da PUCRS, Ufrgs, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia e da empresa Aeromovel do Brasl S.A. estiveram presentes na apresentação oficial do projeto, nesta quarta-feira (28/3), no auditório do prédio 11 do Campus Central da Universidade. Na cerimônia, o secretário de Infra-Estrutura e Logística do RS, Daniel Andrade, garantiu apoio político para o desenvolvimento do projeto que irá implantar o aeromovel em Porto Alegre “Este é um momento histórico para o Rio Grande do Sul. O governo do Estado se coloca à disposição para que o projeto torne-se realidade”, afirmou.
O Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, destacou o início de um laboratório interdisciplinar para desenvolvimento de tecnologias para mobilidade urbana. “Isso irá unir as duas universidades e, também, criará projetos de mobilidade urbana para todo o país”, disse Clotet. Metade dos recursos para a primeira etapa do projeto, cerca de R$ 1,7 milhão, já foram disponibilizados pela Finep.
Conforme presidente da instituição, Odilon Marcuzzo do Canto, “esta é uma tecnologia exclusiva dos gaúchos. Temos todas as condições de colocá-la em prática e posteriormente exportá-la”.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Jorge Audy, avalia que esta nova parceria entre universidades, empresa e governo tem por objetivo resgatar um dos projetos mais inovadores desenvolvidos no RS nas últimas décadas. Ele destaca que, “na terceira fase, poderá haver a conexão entre a PUCRS, a partir do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), e o futuro Parque Tecnológico da Ufrgs, no Campus do Vale, passando pelo Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).”
O aeromovel, que tem propulsão a ar, poderá usar álcool, biodiesel, biogás ou eletricidade como fonte para os geradores de energia. O veículo experimental terá capacidade para transportar cerca de seis mil pessoas por hora. A previsão é de que a primeira etapa do projeto seja concluída em até 12 meses. As obras para construção da linha integrando toda Universidade devem começar em 2008.
(Assessoria de Imprensa da PUCRS, 28/03/2007)