A Secretária Estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro; o diretor-presidente e a diretora técnica da Fepam, respectivamente Irineu Schneider e Maria Elisa dos Santos Rosa, entregaram nesta quarta-feira (28/3) a Licença de Instalação da Usina Hidrelétrica Monjolinho. O documento foi passado às mãos do presidente da empresa Monel Energética Monjolinho, José Antunes Sobrinho.
O empreendimento de 160 milhões de reais será instalado no rio Passo Fundo, entre os municípios de Nonoai e Faxinalzinho, atingindo, ainda, as cidades de Benjamin Constant e Entre Rios. A geração de energia será de 67 MW, suficiente para abastecer cidades do porte de Uruguaiana ou Sapucaia do Sul, com aproximadamente 140 mil habitantes. Conforme o presidente da Monel, José Antunes Sobrinho, a usina vai proporcionar aproximadamente 600 empregos diretos e indiretos. A Usina Hidrelétrica de Monjolinho tem a garantia de funcionamento por 30 anos, por meio do leilão A-5 e terá que fornecer a energia vendida a partir de janeiro de 2011.
“Além dos benefícios econômicos para os municípios da área da hidrelétrica e para o Estado, a Monjolinho proporcionará ganhos ambientais, já que cerca de R$ 1,2 milhão serão investidos em unidades de conservação, por meio da medida compensatória”, falou a secretária Vera Callegaro. Existe uma proposta de aplicação desse recurso nos parques estaduais de Rondinha (município de mesmo nome) ou do Turvo (Derrubadas). “O Parque do Turvo, que abriga o Salto do Yucumã, está com o Plano de Manejo aprovado, aguardando investimentos para impulsionar o ecoturismo e transformar a região em um pólo turístico”, destacou a secretária.
A previsão para instalação da hidrelétrica é de aproximadamente 28 meses. Para entrar em funcionamento a empresa necessitará, ainda, da Licença de Operação emitida pela Fepam.
Também estavam presentes na entrega da licença, o secretário substituto da Sema, José Carlos Breda; o diretor da secretaria de Infra-estrutura e Logística, Paulo Lomando; o prefeito de Nonoai, Ademar Dall’asta; e os consultores da Monjolinho, Alexandre Bugin e Rodrigo Balbueno.
(Sema, 28/03/2007)