O México pode ser o líder latino-americano nas ações contra a mudança climática, disse na terça-feira (27/03), à Efe um porta-voz do ex-vice-presidente americano Al Gore. Al Gore lidera o Climate Project, um programa que alerta a população para os efeitos da mudança climática e as possíveis soluções.
Entre suas ações estão o livro e o documentário ganhador do Oscar Uma Verdade Inconveniente. O projeto foi apresentado na terça-feira, 27, no México pelo professor mexicano Arturo Keller, da Universidade da Califórnia, um dos porta-vozes de Gore para o tema.
Keller explicou que o México se desenvolve rapidamente e que está dentro da média mundial de emissões de dióxido de carbono. Mas, se não tomar medidas importantes, pode se transformar em um dos maiores poluidores do planeta. O especialista destacou que o México pode se beneficiar dos mercados de bônus de carbono, que podem servir para implementar soluções ambientais mais rapidamente.
Os países industrializados se comprometeram a reduzir suas emissões a um certo nível mas não estão cumprindo a meta. Por isso criaram um mercado de carbono no qual, se não conseguem baixar seus níveis, ajudam países menos desenvolvidos a aplicar políticas não poluentes. Keller disse que as ações governamentais devem começar agora, e que é muito importante a pressão dos eleitores.
(
Efe, 28/03/2007)