A Ativa Tecnologia e Desenvolvimento está em fase final de execução para a Petrobras de um sistema automatizado contra derramamento de óleo, chamado Barreira Ativa, com controle e monitoração a distância. O equipamento será capaz de prevenir desastres ambientais provocados por vazamento de petróleo.
O grande diferencial são os sensores instalados dentro de bóias e capazes de detectar quantidades pequenas de óleo, o que permite uma rápida intervenção para evitar desastres. Outra vantagem é que o módulo de captação liga automaticamente quando o sensor acusa a presença de óleo.
O administrador de empresas André Souza, que desenvolveu o projeto em parceria com os sócios Rodrigo Carvalho e Daniel Camerini, ambos engenheiros, explica que os métodos utilizados atualmente apresentam falhas. "Só é possível detectar anormalidade quando o vazamento atinge um volume expressivo".
Indicado para áreas abrigadas, a Barreira Ativa retém o avanço da mancha e recolhe o poluente para reservatórios através de um sistema inovador de sucção que apresenta diversos pontos recolhedores ao longo da extensão da barreira. O sistema de controle e operação é totalmente automatizado.
A engenhosidade da idéia valeu aos sócios os recursos que eles precisavam para colocar a idéia na prática. Com o aporte de R$ 1 milhão de reais concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Fundo de investimentos e Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).
O equipamento será entregue para a Petrobras em julho para testes na Amazônia. André ressalta que esta área foi escolhida por ser considerada uma das mais críticas, mas a versatilidade do sistema permite que ele seja aplicado em todas as unidades da empresa.
Esta empresa carioca atualmente está incubada no Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), que tem parceria com o Sebrae no Estado. "O ambiente empreendedor dentro da incubadora não só permite que tenhamos informações constantes de como incrementar o negócio, como aproxima a empresa de diversas oportunidades, tanto de parcerias como de captação de recursos", destaca Souza.
(Agência Sebrae/Envolverde, 27/03/2007)