Estudantes de 5ª e 6ª séries e representantes de entidades públicas e privadas participaram do 17º Fórum Municipal do Lixo e Cidadania realizado ontem (27/3). Em pauta, abordagens sobre o Rio Taquari e meio ambiente com enfoque no tema água em razão da data respectiva comemorada dia 22. O evento integra o Programa Brasil Joga Limpo e é realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, no Bairro das Indústrias.
"Utilizamos a água para nosso lazer e sobrevivência, mas devemos saber usá-la com disciplina e sem desperdício", enfatiza a coordenadora do Programa Brasil Joga Limpo e assistente social da secretaria Márcia Maribel Correa. Com a apresentação de fotos que mostram a situação do Rio Taquari, a palestrante destacou a importância do cuidado especial com o alimento. "Não podemos jogar lixo na água nem na beira de rios, pois este é um exemplo típico de degradação do meio ambiente."
Márcia ainda comentou sobre a coleta seletiva realizada junto à Usina de Tratamento de Lixo (UTL), onde no ano passado os catadores recolheram mais de cem caixas de roupas e calçados, além de brinquedos e livros. "Devemos conscientizar as pessoas de que esses materiais podem ser doados à Casa da Cidadania e Biblioteca Pública de Estrela, e não jogados no lixo." O aluno da 5ª série da Leo Joas, Tawan Haruo (10), comentou sobre o que já aprendeu em sala de aula e em palestras sobre o tema. "Aprendi que devemos poupar a água, pois ela não está aí tão disponível. Tudo que aprendo na escola ou nessas palestras levo para casa e explico para minha família."
Durante o evento também foram discutidos assuntos relacionados à reciclagem, orientações sobre a separação dos materiais e explicações sobre os trabalhos realizados pelo Programa Brasil Joga Limpo, aplicado em Estrela desde o ano de 2000. Uma novidade é a entrega de certificado de participação ao final de cada encontro. O debate é realizado uma vez por mês, em locais diferenciados, para oportunizar a participação de comunidades de diversos bairros de Estrela.
(O Informativo do Vale, 28/03/2007)