A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) encaminhou esta semana o projeto do Banco de Sementes ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, conforme exigência da instituição para liberação da verba prevista.
O Banco será construído no Viveiro Municipal, de acordo com as diretrizes do projeto elaborado pelo Programa Guaíba Vive para Recuperação das Nascentes do Arroio Dilúvio e seus Afluentes.
O projeto, segundo técnicos da Smam, atende a necessidade de se ter um local que apresente condições de assepsia, manipulação e armazenamento de sementes. “As instalações serão construídas com a finalidade de implantação de um centro de referência na manipulação e armazenamento de sementes”, explica o titular da Smam, Beto Moesch, acrescentando que a construção do Banco de Sementes vai aumentar a produção, permitindo atingir o plantio de cem mil mudas em 30 meses, conforme prevê o projeto.
O Banco de Sementes será um prédio de alvenaria, com câmaras frias para armazenamento das sementes e locais próprios para germinação, num valor estimado de R$ 170 mil, a ser licitado pela Smam e pago pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente.
Viveiro Municipal
As árvores plantadas pela Prefeitura são produzidas no Viveiro Municipal de Produção de Mudas. O local, na Rua Vitorino Luiz de Fraga, s/nº, na Lomba do Pinheiro, possui mais de 60 anos e ocupa uma área de 200 hectares, dos quais 57 são de produção efetiva.
As atividades do viveiro incluem a coleta de sementes, a produção de mudas e folhagens e o plantio de árvores nas avenidas. Atualmente, o viveiro possui 217 espécies de árvores nativas e 164 arbustos.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 27/03/2007)