O secretário extraordinário de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, estará em Bagé para realizar, no dia 28 de março, um Seminário de apresentação dos planos do governo do estado para combater o problema da escassez de água. O evento está programado para as 9h, na sede da OAB na rua Caetano Gonçalves, 1011.
Assessores do secretário informaram que o diferencial deste projeto é o trabalho específico programado para cada região visando a qualidade de solo, clima e realidade específica das localidades. No Corede da região da Campanha, o trabalho será acentuado nas questões ligadas à falta de recursos hídricos.
O plano elaborado pelo Estado baseia-se em três pilares: a cooperação interinstitucional, o engajamento da sociedade e a capacitação dos produtores. O projeto prevê o envolvimento dos comitês de bacias hidrográficas, associações de usuários das águas, Coredes e associações de municípios como planejadores de ações a serem executadas em cada região. Está prevista a construção de cinco grandes barragens, além de cem outras de médio e pequeno porte além de 36 mil microaçudes. O investimento total será de R$ 600 milhões, entre recursos do estado, união e municípios.
(Jornal Minuano, 27/03/2007)
http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=14470