Barragens voltam a ser citadas para resolver problema das enchentes em Taquara
2007-03-27
O crônico problema das enchentes que atingem a área central da cidade voltou a ser pauta de uma reunião em Taquara. O convidado especial da ocasião foi o engenheiro Hildo Mourão, que atua no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e é sócio honorário do clube de serviço.
Idealizador do projeto de triplicação do canal do arroio Taquara em sua passagem sob a RS-115 e RS-239, o profissional trouxe a proposta de uma medida complementar para acabar definitivamente com as inundações que ocorrem periodicamente no centro da cidade. Para tomar conhecimento da idéia, foram convidados e marcaram presença representantes das principais entidades empresariais do município, bem como os secretários Flávio Bernardes (Obras) e Cláudio Comassetto (Planejamento).
Em sua exposição, o engenheiro Hildo Mourão apresentou duas propostas para livrar definitivamente a área central do risco de inundações. A mais cara, segundo ele, é interferir nas ruas onde o problema apresenta maior gravidade, fazendo canalizações subterrâneas para escoar a água que se forma durante as chuvas.
A providência mais barata, de acordo com o engenheiro, é construir microbarragens, em locais adequados, para retardar a descida da água até a área central. Ele também condenou a construção de edifícios e disse que é preciso aumentar o diâmetro dos tubos que escoam o esgoto pluvial, pois a população, inevitavelmente, acaba jogando lixo dentro deles.
(Jornal Panorama, 23/03/2007)
http://www.jornalpanorama.com.br/