A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Clara do Sul realizou campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos na última semana. Cerca de duas mil unidades passaram pela tríplice lavagem. Elas foram encaminhadas à Fundação Pró-Rio Taquari, que vai providenciar a reciclagem do material. Todas as localidades do município foram visitadas.
O secretário Marcelo Heisler informa que a preocupação com o setor na cidade é uma constante e que a responsabilidade pelo recolhimento é da empresa produtora do agrotóxico. "A prefeitura não tem obrigatoriedade, mas executa a ação pela preocupação com o meio ambiente e qualidade de vida da população. Essas embalagens muitas vezes ficam expostas ao ar livre e poluem a água de rios e arroios."
Para fazer a tríplice lavagem, o produtor deve esvaziar completamente a embalagem no tanque do pulverizador. Adicionar água limpa - pouco mais da metade do seu volume -, tampá-la e agitá-la por 30 segundos. Esta água deve ser despejada no tanque pulverizador e ser utilizada na própria lavoura. O recipiente deve ser inutilizado com um furo no fundo e armazenado em local arejado e longe do alcance de crianças, até a data do recolhimento. O próximo roteiro está previsto para o próximo ano.
As unidades recolhidas podem ser transformadas em diversos produtos que retornam ao mercado, como caixa de luz, madeira plástica, cordas, tampas, entre outros.
(
O Informativo do Vale, 27/03/2007)