No próximo dia 29/3, dando continuidade ao processo de ampliação e renovação dos serviços de limpeza urbana em Porto Alegre, a Prefeitura estará promovendo uma audiência pública de apresentação das próximas três licitações. A comunidade poderá questionar e encaminhar sugestões aos projetos (aquisição das novas lixeiras, serviços de varrição mecanizada, lavagem de logradouros e a nova modalidade que vai tornar sistemática a limpeza dos monumentos da Capital).
A apresentação incluirá aspectos técnicos dos materiais e serviços, abrangência de cada atividade, estrutura de pessoal necessária e custos. “O detalhamento na exposição é importante para que o público possa colaborar com o aperfeiçoamento das propostas”, destaca o coordenador do Grupo de Trabalho da Limpeza Urbana, Roberto Bertoncini.
A Área de Compras e Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) vai elaborar os editais a partir dos projetos e aperfeiçoamentos resultantes da audiência. A publicação dos avisos deve respeitar prazo mínimo de 15 dias úteis após a audiência.
Lixeiras
Uma das licitações será destinada à aquisição de oito mil lixeiras para instalação em toda a cidade. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está definindo o material mais adequado, resistente à depredação e ao fogo. Para garantir segurança ao tráfego de veículos, será licitado também o serviço de varrição mecanizada, que inclui a remoção de detritos, pedras e areia das pistas. O trabalho com as máquinas será realizado nos locais onde a varrição manual representa risco aos trabalhadores.
A terceira concorrência será composta por dois lotes: limpeza de monumentos e lavagem de logradouros. O novo serviço de conservação do patrimônio público terá uma programação de segunda a sábado, contemplando bens como estátuas, obras de arte, viadutos, pontes, túneis e fachadas de prédios públicos. A lavagem de logradouros – que compreende a limpeza diária de áreas de grande movimentação de pedestres, como locais de feiras-livres, terminais e estações de ônibus - será ampliada com a atuação de mais profissionais, principalmente no turno da noite.
A audiência será realizada às 14h30, no auditório do 14º andar do Edifício Intendente José Montaury (Siqueira Campos, 1300). Até 2008 estão previstas outras quatro licitações para a limpeza urbana, contemplando os serviços de construção dos ecopontos, destino final dos resíduos sólidos, coleta seletiva e dos resíduos dos ecopontos e transporte dos resíduos da estação de transbordo para o destino final.
Coleta e capina
As propostas para a licitação da capina de vias públicas poderão ser entregues até o dia 17 de abril, às 9h45, na sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Siqueira Campos, 1300 – 11º andar, sala 1106), quando será realizada a abertura dos envelopes de habilitação. O prazo para os lotes da coleta de resíduos sólidos é 25 de abril (entrega no mesmo local, às 9h45).
(
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 23/03/2007)