Prefeitura de Gravataí remove óleo jogado em Santa Tecla
2007-03-26
Aproximadamente 800 litros de óleo foram retirados da Estrada Henrique Closs, na localidade de Santa Tecla, quase na divisa de Gravataí com Novo Hamburgo. Acondicionado em quatro tambores, o produto tem uma consistência pastosa, semelhante a óleo empregado em caldeiras, e exala forte cheiro.
A denúncia de moradores chegou à Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) na manhã de sexta-feira (23/03). Imediatamente, uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) tratou de remover o material
jogado indevidamente na estrada. Conforme Juarez Alberto Gomes, chefe da
Fiscalização da FMMA, a ação exigia rapidez, pois nas proximidades passa o
Arroio Santa Tecla e no caso de chuva o produto derramado poderia atingir
o curso d’água.
Com uso de retroescavadeira e caminhão da Smov, os tambores foram levados ao aterro da empresa Pró-Ambiente, licenciada para receber resíduos perigosos. O serviço no local incluiu a remoção de terra e grama que foram atingidas pela borra de óleo. A FMMA assegura que não ocorreu infiltração no solo a ponto de contaminar a área, nem o lençol freático.
A fiscalização lembra que ocorrência como esta de Santa Tecla deve ser imediatamente denunciada à FMMA, Defesa Civil ou Guarda Municipal.
(Por Iara Maurente, Assessoria de Comunicação, Prefeitura de Gravataí/RS, 23/03/2007)