CNBB diz que expansão do etanol trará danos sócio-ambientais
2007-03-23
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alertou ontem (22/3) que a rápida expansão na produção de álcool combustível pode ter um devastador impacto sócio-ambiental no interior do país.
O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, espera atrair pelo menos 17,4 bilhões de reais em investimentos para o setor nos próximos quatro anos, aumentando em 40 por cento a produção, que atualmente é de 17 bilhões de litros. Alguns analistas dizem que a produção pode dobrar em cinco anos.
Em entrevista coletiva, a CNBB disse que tal expansão pode agravar as desigualdades no campo.
"O cultivo da cana leva à concentração de terra, porque exige grandes plantações, e isso tradicionalmente provocou o êxodo rural", disse Odilo Scherer, nomeado na quarta-feira pelo papa Bento 16 para assumir a arquidiocese de São Paulo. "Já posso ver um novo êxodo", acrescentou.
Os bispos também criticaram as más condições de trabalho nos canaviais. "É uma situação de tremenda miséria", disse o cardeal Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB, citando as longas jornadas de trabalho, a baixa remuneração e a sobrecarga física dos bóias-frias.
Fontes do governo e do setor afirmam que os cortadores nas principais regiões canavieiras recebem pagamentos superiores à média do trabalho manual no setor agrícola. As usinas afirmam que têm dificuldades em mecanizar a colheita porque enfrentam protestos dos cortadores.
O setor é responsável por milhões de empregos rurais e deve ser um dos motores do crescimento econômico brasileiro nos próximos anos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta semana os usineiros de "heróis" por investirem e contribuírem com o crescimento nacional.
Majella alertou que a ampliação do cultivo da cana pode afetar florestas primárias, aumentando as taxas de desmatamento. "Vamos transformar o país em um imenso canavial", afirmou.
(Por Raymond Colitt, Reuters/UOL Notícias, 22/03/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/03/22/ult27u60587.jhtm