Pará é lider em plantio de árvores exóticas
2007-03-23
Um levantamento do Serviço Florestal Brasileiro e da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente mostra que produtores plantaram no Brasil 627 mil hectares de florestas industriais em 2006. O número é um recorde histórico: pela primeira vez o país plantou mais de um bilhão de árvores em um único ano. O crescimento de 2006 em relação ao ano anterior foi de 13%: em 2005, foram plantados 553 mil hectares.
Na região Norte, o Pará foi o que mais plantou: foram 13 mil hectares de árvores, mas em compensação, a região foi a que menos registrou plantio. Samuel Freitas, chefe da Divisão técnica da Superintendência do Ibama em Belém, diz que os 13 mil hectares representam mais três milhões de árvores plantadas, a maioria da espécie Paricá, utilizada na indústria de lâminas e compensados em madeira. A área de floresta industrial no Estado é de cerca de 50 mil hectares e Samuel ressalta que esse incremento registrado ano passado é maior do que verificado em anos anteriores, mas ainda insuficiente para as necessidades do Pará. “A secretaria de Estado de Meio-Ambiente e o Ibama vêm incentivando setores como o siderúrgico para aumentar a área de florestas industriais para cumprir a legislação ambiental”.
A agricultura familiar também deu sua parcela de colaboração ao reflorestamento. Cresceu a participação do pequeno e médio produtor florestal na atividade no país: entre 2002 e 2006, o total da área por eles plantada aumentou 616%.
(Por Luiz Flávio, Diário do Pará, 22/03/2007)
http://www.diariodopara.com.br/