Preservação da água mobiliza estudantes em cidades do Interior
2007-03-23
O Dia Mundial da Água mobilizou comunidades, estudantes e entidades ambientalistas em todo o Estado, ontem (22/3). Em Livramento, um grupo de 100 crianças, de três escolas públicas, promoveu a limpeza simbólica de um dos cursos d'água mais poluídos do município, o rio Carolina, que serve como valão e recebe a maioria do esgoto doméstico e industrial produzido na área urbana. Apoiaram a iniciativa o Pelotão Ambiental da BM e representantes da Agenda 21. Para o comandante do Pelotão Ambiental, Adailto Cassol, a única forma de salvar o rio Carolina é por meio da conscientização da comunidade.
Em Bagé, onde o racionamento de água atinge a população há 15 meses, o Departamento de Água e Esgoto (Daeb) promoveu o I Painel sobre Recursos Hídricos, junto com o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), o Batalhão de Polícia Ambiental e universidades locais. Mais de 150 pessoas participaram da atividade, no Instituto São Pedro.
Em Cachoeirinha, a professora da 3ª série do Ensino Fundamental da Escola Adventista, Patrícia Reis, não escondia a alegria por acompanhar seus alunos pela segunda vez à unidade de tratamento Moinhos de Vento, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em Porto Alegre. Neste semestre, o tema das aulas de Patrícia é a água. 'Explicamos aos alunos a importância de não desperdiçar ou poluir o que vamos beber no futuro', disse. A visita guiada, realizada à tarde com cerca de 80 crianças de 8 e 9 anos da escola, apontou todas as etapas do tratamento, desde a captação do Guaíba à estocagem da água.
As crianças não escondiam a alegria. 'Vocês são o futuro de tudo isso e precisam saber como a água fica limpa', disse um dos guias da Educação Ambiental do Dmae. A empolgação de cada um dos alunos, que se amontoavam para ouvir as explicações dos guias, retratava esperança para o futuro, a julgar por suas declarações. Yasmim, de 8 anos, que via pela primeira vez como se faz o tratamento da água, passou todo o tempo admirando as extensas piscinas de decantação. Na sua casa, ela admitiu prestar atenção sempre que abre a torneira. 'Eu desligo a água quando vou escovar os dentes', contou.
No cidade de Ijuí, a Escola Estadual de Ensino Fundamental reuniu alunos de outros 20 estabelecimentos de ensino para atividades referentes à preservação. 'A questão ambiental representa o grande projeto da escola durante o ano todo', contou a diretora Beatriz Sander. Os alunos mantém horta, separação do lixo e reciclagem de papel.
Em Pelotas, mais de 400 crianças foram convidadas a desenhar, tendo como tema a água. O cenário era a Fonte das Três Meninas, no calçadão do centro da cidade, onde foram distribuídas mesas e cadeiras para elas se acomodarem. Os desenhos farão parte de uma exposição. Em Bento Gonçalves, a Corsan recebeu mais de cem estudantes no Centro Federal de Educação Tecnológica. Já em Alegrete, foi realizada uma semana inteira de atividades voltadas à preservação ambiental.
(Correio do Povo, 22/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N174/html/17PRESER.htm