Limpeza no rio Gravataí contou com voluntários e agentes de Canoas e Gravataí
2007-03-23
Voluntários e agentes municipais de Canoas e Gravataí intensificaram ontem (22/3) as ações de limpeza do rio Gravataí. Em Canoas, um mutirão de limpeza recolheu 350 quilos de despejos, como papéis, garrafas, latas, peixes mortos, sacos plásticos e outros artigos. Só de pneus foram mais de 200 unidades.
No município batizado com o mesmo nome do rio, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), Paulo Müller, ressaltou a campanha Viva o Rio Gravataí - Água: sabendo usar não falta. 'Só este ano, limpamos mais de 25 quilômetros, tanto dentro como no entorno do rio', afirmou.
A data também marcou o Dia Municipal do rio Gravataí. Duas ações mereceram destaque na cidade a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar do manancial. A prefeitura organizou um passeio orientado, feito em canoas, e 180 alunos da Escola de Ensino Fundamental Rosa Maria realizaram a limpeza do arroio que fica atrás da escola.
Em Canoas, o mutirão contou com a participação dos agentes da Secretaria Municipal de Proteção Ambiental (Sempa) e de voluntários da ONG Associação para Pesquisa de Técnicas Ambientais. O titular da Sempa, Marco Aurélio Chedid, defendeu uma meta audaciosa. 'Em menos de 20 anos teremos 100% do esgoto tratado', calculou.
(Correio do Povo, 22/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N174/html/14MUTIRA.htm