Alemanha vai além e propõe reduzir 30% das emissões de dióxido de carbono até 2020
2007-03-23
O ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, e seus colegas dos 16 Estados federados da Alemanha propuseram reduzir as emissões de dióxido de carbono em 30% até 2020, o que vai além da meta fixada pela última cúpula européia.
Assim afirma uma declaração assinada na quinta-feira (22/03) pelos 17 responsáveis pelo setor em reunião em Düsseldorf, no oeste da Alemanha.
Segundo o presidente da Conferência de Ministros do Meio Ambiente, o titular da pasta na Renânia do Norte-Westfália, Eckhard Uhlenberg, a chave para a redução deve ser o aumento da eficiência energética.
A declaração de Düsseldorf também pede que a União Européia (UE) aumente consideravelmente os investimentos para a pesquisa sobre assuntos energéticos. A UE, em sua última cúpula, em Bruxelas, propôs como meta reduzir as emissões em 20% até 2020.
A reunião de ministros, realizada no Parlamento Regional da Renânia do Norte-Westfália, ocorreu em meio aos protestos de pequenos grupos de ambientalistas que pediam mais decisão na prevenção da catástrofe climática.
Além disso, os manifestantes protestaram contra o uso do carvão na geração de energia na Renânia do Norte-Westfália.
(Efe, 21/03/2007)
http://www.estadao.com.br/especial/global/noticias/2007/mar/22/204.htm