Sai do papel megaprojeto para proteção, preservação e uso sustentável do Aqüífero Guarani
2007-03-22
Envolvendo universidades, Secretarias de Estado, instituições científicas, Governo Federal e fundações de apoio à pesquisa, o megaprojeto Rede Guarani – Serra Geral, que estudará a relação do Aqüífero Serra Geral com o Aqüífero Guarani, considerado a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, está comemorando o Dia Mundial da Água (22 de março) iniciando as suas atividades com a liberação de R$ 4,25 milhões relativos à Emenda Coletiva aprovada pela Bancada Catarinense para 2006. Hoje o Estado de SC é, também, abastecido por água subterrânea: toda a região oeste, por exemplo, é atendida pelo Aqüífero Serra Geral. Segundo o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC), até 3,2 bilhões de pessoas podem vir a sofrer com a falta de água em função dos desequilíbrios provocados pelo aquecimento da Terra, e neste contexto, as águas subterrâneas constituem-se também em importante reserva estratégica.
O Projeto interinstitucional e interdisciplinar, segundo os coordenadores do projeto, Professora Fátima Wolkmer, da UNIPLAC, e Luiz Fernando Scheibe, da UFSC, conta ainda com o apoio do CNPq e das FAPs de SC, RS e PR, e de emenda coletiva para 2007 no valor de R$ 8 milhões, para cuja liberação contará mais uma vez com o apoio político de toda a bancada catarinense. Em nível federal, o projeto é apoiado pela Agência Nacional de Águas (ANA), pelo CNPq e pelos dirigentes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O megaprojeto, o mais importante já desenvolvido no País que trata simultaneamente de águas superficiais e subterrâneas, prevê o desenvolvimento de pesquisas para proteção, conservação e manejo sustentável dos aqüíferos, levando em conta inclusive a questão da legislação sobre recursos hídricos.
Rede reconhece “Amigos da Água”
Hoje (22/3), Dia Mundial da Água, o Projeto Rede Guarani Serra-Geral participa, na Assembléia Legislativa, a partir das 14 horas, das atividades que marcam a instalação do Fórum Permanente do Programa Pró-Rio Uruguai e Aqüífero Guarani. Segundo a programação, que prevê palestras, debates e oficinas, a Coordenação do Projeto homenageará parceiros e apoiadores. Serão entregues, em solenidade prevista para às18h15min, placas comemorativas ao Dia Mundial da Água aos “Amigos da Água”.
O reconhecimento vai para a Senadora Ideli Salvatti; para os deputados Cláudio Vignatti, Fernando Coruja e Odacir Zonta; o ex-deputado Edison Andrino de Oliveira; o ex-secretário da SDS, Sérgio Silva; os reitores Gilberto Borges Sá (UNIPLAC), Aristides Simadon (UNOESC) e Lúcio José Botelho (UFSC); os presidentes da Fapesc, Vladimir Piacentini, e da Fundação José Boiteux (Funjab), Orides Mezzaroba. Estão sendo chamados para o evento os pesquisadores do Projeto e dos Programas relacionados à preservação e utilização da água. O convite para a posse dos integrantes do Fórum é assinado pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Júlio Garcia, e pelo presidente do Fórum Permanente, deputado Renato Hinnig.
Segue a programação da solenidade, dia 22, de posse do Fórum Permanente do Programa Pró-Rio Uruguai e Aqüífero Guarani:
13h30min – Credenciamento
14 horas – Abertura
14h30min – Tema: Preservação do Sistema Aqüífero Guarani com Luiz Amore, Secretário Geral do Sistema Aqüífero Guarani – SAG, Montevidéu, Uruguai.
15 horas – Tema: Programa Pro – Rio Uruguai, com o geólogo Victor Hugo Froner Bicca, do DEINFRA/SC
15h30min – Tema: Projeto Rede Guarani/Serra Geral, com a coordenadora do projeto, Maria de Fátima S.Wolkmer, e coordenador técnico, Luiz Fernando Scheibe.
16 horas: Oficinas:
1.Oficina sobre legislação ambiental
2.Oficina sobre comunicação
3. Oficina sobre boas práticas
18 horas – Aprovação dos trabalhos das oficinas
Elaboração de documento – coordenador Sérgio Silva
18h15min – Entrega de placas comemorativas ao Dia Mundial da Água em homenagem aos Amigos da Água.
(Agecom UFSC, 21/03/2007)
http://www.agecom.ufsc.br/index.php?secao=arq&id=4800