EUA criam cadastro de medidas para corte de emissão de gases
2007-03-22
Trinta e três Estados norte-americanos concordaram em criar um cadastro para que empresas e organizações registrem suas medidas para cortar a emissão de gases ligados ao aquecimento global e, possivelmente, obter crédito por elas se limitações futuras nas emissões forem aprovadas.
O Cadastro do Clima pode se transformar num cadastro nacional e talvez ajude a pressionar o governo federal dos EUA a regulamentar a emissão de gases-estufa, disseram as fontes.
Os EUA, principal emissor de gases-estufa do mundo, não tem leis nacionais para regulamentar a área. Mas muitas empresas que já cortaram as emissões --principalmente multinacionais que têm de reduzir as emissões para cumprir a lei em outros países-- querem registrar suas medidas oficialmente.
A organização ainda é uma entidade abstrata, com um único funcionário, disseram autoridades que participaram da conferência anual do Cadastro de Ações sobre o Clima da Califórnia.
O cadastro californiano será a "espinha dorsal" do trabalho inicial do Cadastro do Clima, disse Joel Levin, vice-presidente de desenvolvimento. O cadastro da Califórnia é uma entidade sem fins lucrativos que possui 242 membros, entre eles empresas como a Shell Oil Co. e a Xerox Corp.
Na semana passada, uma comissão diretora mandou convites para que os 50 Estados dos EUA participem da reunião de fundação da entidade, marcada para o dia 23 de maio em Chicago.
(Por Bernie Woodall, Reuters, 21/03/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/03/21/ult729u65859.jhtm