A arquiteta Marilu Maraschini, especialista em projetos ambientais, apresentou ontem (20/3) à comunidade, no Centro de Reservistas, a proposta do Plano Diretor traçado para o município de cinco mil habitantes. O projeto inclui a construção de cinco novas ligações viárias, e no futuro, de um anel que contornaria a cidade, ligando as vias de forma que o transporte de cargas fosse retirado da Avenida 28 de Maio.
"Os planos diretores estabelecem o zoneamento de uso", explica Marilu. Segundo ela, em Santa Clara existem os seguintes tipos de zonas ambientais: mista 1 (região central, onde pode se estabelecer qualquer atividade comercial), mista 2 (com praticamente as mesmas características da primeira), mista 3 (compreende o principal acesso à cidade), residencial 1 (indicada para habitação), residencial 2 (também destinada a moradias, mas que admite atividades de comércio de pequeno porte), zona especial de interesse institucional (indicada para instituições como escolas, biblioteca, teatro, prefeitura), zona especial de interesse de ambiente natural (para condomínios e hotéis em área verde), parque municipal e zona industrial.
O prefeito Paulo Cezar Kohlrausch entregou o projeto do Plano Diretor ao presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Fischer. "Este é um momento marcante. O projeto vai possibilitar o real desenvolvimento sustentável da comunidade", declara Kohlrausch.
(
O Informativo do Vale, 21/03/2007)