Na tarde desta segunda-feira (19/03), a conquista do licenciamento ambiental de impacto local foi oficializada em Gravataí. O evento ocorreu na Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), onde o prefeito Sérgio Stasinski recebeu o Certificado de Habilitação das mãos do presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Irineu Schneider. O prefeito Stasinski ressaltou a importância de Gravataí assumir a gestão ambiental e agradeceu o trabalho realizado pelos funcionários da FMMA, coordenados por seu diretor-presidente, Paulo Müller.
O processo, que tramitou durante um ano no Conselho Estadual do Meio Ambiente, foi acolhido em votação na 93ª reunião ordinária do Consema, no dia 15 de fevereiro. O prefeito Stasinski ressaltou a importância de Gravataí assumir a gestão ambiental e agradeceu o trabalho realizado pelos funcionários da FMMA, coordenados por seu diretor-presidente, Paulo Müller.
Acima da média
“O meio ambiente é uma questão séria em Gravataí. Temos uma fundação que, apesar das dificuldades, está acima da média com relação a outros municípios”, frisou o prefeito. Stasinski apresentou o novo diretor-técnico da FMMA, Maurício Colombo, atual presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
Demora
O presidente da Fepam, Irineu Schneider, parabenizou Gravataí pelo controle ambiental, salientando que o município tem plenas de condições para isso. “É uma honra entregar este certificado”, disse. Ele admitiu a demora para protocolamento da licença. “Nosso orçamento foi contingenciado em 50%, em janeiro. O pagamento das licenças vai para o Caixa Único do Estado e, às vezes, falta verba para a realização das vistorias”, explicou.
Caminhada
Paulo Müller lembrou a evolução da FMMA, destacando que a ocasião significa “um momento em que todo órgão ambiental quer chegar”. Ele fez suas as palavras do ex-diretor-técnico da Fundação, Sérgio Cardoso, dizendo que este processo é irreversível, enfatizando o respaldo conferido pela Prefeitura. “É um dia muito importante para todos nós. Agora, iniciamos uma nova caminhada, que deverá ser cautelosa”, avaliou.
Presenças
Além das pessoas já citadas, estiveram na cerimônia os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Largura, e de Coordenação e Planejamento, Valter Amaral; a diretora-presidente do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Márcia Dorneles, a vereadora Rita Sanco, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, João Carlos de Jesus, e o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental, Niro Pieper.
(
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Gravataí/RS, 19/03/2007)